POR QUE DEVEMOS FAZER A REVISÃO MECÂNICA DO GRUPO GERADOR? 

 

Muitas pessoas associam que a manutenção preventiva/preditiva do equipamento não é necessária devido ao pouco funcionamento da máquina. Todavia, como todo equipamento, o grupo moto-gerador, com o tempo começa a apresentar defeitos e geralmente quando tal fato ocorre, o cliente se assusta com o valor das peças para o conserto do mesmo.

 

Para evitarmos maiores surpresas, nós temos que pensar que os motores estacionários são semelhantes aos motores automotivos, por exemplo, quando compramos um carro e não atingimos os 10.000KM para revisão dentro de um período de seis meses a um ano, a concessionária nos informa acerca da necessidade de revisar o veículo, pois algumas peças atingiram seu limite de vida útil. Contudo, não só as peças que possuem limite de vida útil, os insumos também são abrangidos por igual limite como é o caso do óleo lubrificante.

 

A vida útil destes insumos é muito curta, sendo a sua validade determinada de duas maneiras, a primeira considera-se o tempo de uso do óleo dentro do motor, onde na maioria dos casos é aconselhado ser substituído no prazo de seis meses em função do óleo, mesmo não atingindo o prazo de troca por horas de funcionamento. Caso o óleo venha a oxidar e se contaminar dentro do motor, este insumo perde suas propriedades de lubrificação. A segunda forma considera a troca de óleo do motor pelas horas do funcionamento (250 horas), onde o óleo cumpriu com sua função dentro do motor, sob as mais diversas condições de uso.

 

Resumindo, tanto por tempo ou horas de funcionamento, o óleo precisa ser substituído, garantindo eficiência do motor, menos desgaste das peças e uma redução no consumo de combustível. Outro insumo de extrema importância é o filtro de óleo lubrificante que deve ser trocado juntamente com o óleo lubrificante. Pois, o óleo com seus aditivos detergentes/dispersantes, carrega as sujeiras que iriam se depositar no motor. Ao passar pelo filtro, as impurezas maiores ficam retidas e as menores continuam em suspensão no óleo. Logo, chega um momento em que o filtro, carregado de sujeira, dificulta a passagem do óleo podendo causar falhas na lubrificação.

 

A situação se agrava quando ocorre o bloqueio total do filtro de óleo, o que pode causar sérios danos ao motor. Já os outros insumos são substituídos de acordo com o plano de manutenção informado no manual de operações e manutenção fornecido pelo próprio fabricante
do motor. Tal informação é entregue juntamente com a documentação técnica do grupo gerador.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA SUBSTITUIÇÃO DO ÓLEO DIESEL?

 

O óleo diesel comercializado vem sofrendo diversas mudanças em sua composição ao longo tempo, dentre elas a redução do teor de enxofre, bem como a maior proporção de biodiesel presente no insumo.

 

Diante deste cenário, se faz necessário os testes semanais no equipamento, dotado de boas práticas de manuseio e armazenamento do insumo. Salientamos que a desconsideração das práticas acima mencionadas, podem ocasionar em seu equipamento:
 

 - Danificação das válvulas
 - Obstrução de filtros e sistema de injeção (bomba injetora, bicos injetores e canos injetores)
 - Oxidação de combustível no tanque
 - Formação de borra microbiológica no tanque e no filtro combustível
 - Máquinas paradas
 - Consumo excessivo de combustível
 - Perda de potência
 - Diminuição da vida útil do motor.